Pesquisas e Referências


AMORIM, Melânia Maria Ramos de. Estuda, Melânia, Estuda!

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 569/GM, de 1 de junho de 2000. Dispõe sobre o Programa de Humanização do Parto e Nascimento no âmbito do Sistema Único de Saúde.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.459, de 24 de junho de 2011. Dispõe sobre a Rede Cegonha no âmbito do Sistema Único de Saúde.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 371, de 7 de maio de 2014. Institui diretrizes para a organização da atenção integral e humanizada ao recém-nascido no Sistema Único de Saúde.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.820, de 13 de agosto de 2009. Dispõe sobre os direitos e deveres dos usuários da saúde.

DINIZ, C. S. G. O que nós como profissionais de saúde podemos fazer para promover os direitos humanos das mulheres na gravidez e no parto.

FESCINA, R. et al. Saúde sexual e reprodutiva: Guias para a atenção continuada da mulher e do recém-nascido focalizadas na APS. Montevidéu – Uruguai: Centro Latino-americano de Perinatologia / Saúde da Mulher e Reprodutiva – CLAP/SMR, 2010. 256 p.

FÓRUM DE MULHERES DO ESPÍRITO SANTO E PARTO DO PRINCÍPIO. Episiotomia - É só um cortezinho.

FÓRUM DE MULHERES DO ESPÍRITO SANTO E PARTO DO PRINCÍPIO. Episiotomia - Violência Obstétrica é Violência contra a Mulher.

GRUPO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS – PROMOTOR DE JUSTIÇA ROSSINI ALVES COUTO. Roteiro para atuação Ministerial, Atenção perinatal. Disponível em:

<http://www.saude.mppr.mp.br/arquivos/File/kit_atencao_perinatal/roteiro_de_atuacao_atencao_perinatal_2012.pdf> Acesso em: 26 de jan, 2015.

NASCER NO BRASIL. Inquérito Nacional sobre parto e nascimento.

SENA, Lígia Moreiras. Cientista que Virou Mãe: ser mãe com (cons)ciência.